quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JESUS QUEBROU O PRECONCEITO E NOS?

Forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. 
Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.” "O judeu é perverso": v. Anti-semitismo. "Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos"; "Todo negro é adepto de feitiçaria". Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos. Há patrões que defendem: "A todo operário falta a inteligência”. O pobre que "nada tem" (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e "nada sabe", é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se.
A exclusão social de um modo geral caracteriza-se por afastar o indivíduo do meio social em que vive. Pode estar relacionada a vários fatores sejam eles, políticos econômicos, religiosos, entre outros. 
O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação. 
Os antecedentes históricos mundiais podem ser considerados como prova de que o negro sempre foi discriminado em todos os aspectos, não tinham, por exemplo, direito à escola e até a lei do ventre livre ser decretada, não tinham direito nem sobre seus filhos, pois, esses na hora do nascimento eram considerados propriedades dos senhores, como eram chamados os homens de pele branca que tinham condições financeiras de manter sobre seu poder vários escravos e quanto maior a quantidade maior seria o seu prestígio na sociedade. 
É fato real que no mercado de trabalho e na sociedade as pessoas de cor de pele negra são menos aceitas que pessoas de pele branca. É obvio que a cor da pele não julga a competência de ninguém, mas, infelizmente, o preconceito existe e deve ser combatido no Brasil, um país negro por natureza, que ainda não aceitou ou não conseguiu aceitar esta realidade. 
É preciso que os negros sejam vistos e tratados como pessoas comuns e normais que são, e não como inferiores aos brancos. Esse é apenas o primeiro passo para à sociedade se tornar menos preconceituosa.
Os gays, lésbicas ou bissexuais tem sido alvo de constantes ataques contra sua opção sexual, mas isto é porque não sabemos respeita a individualidade de cada um. Independente de quem seja e o que faz, pois o que é, e o que faz é de total responsabilidade da própria pessoa. 
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio”. Efésios 2:14 
O Mestre Jesus viveu no meio dos homens das mais diversas classes, áreas e níveis. Não teve medo de conviver com os mais humildes e necessitados, com os mais cruéis e imorais, com os mais terríveis pecadores. “E aconteceu que, estando sentado à mesa em casa deste, também estavam sentados à mesa com Jesus e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores, porque eram muitos e o tinham seguido. E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? E Jesus, tendo ouvido isso, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores”. Marcos 2.15-17 
Em todas as áreas e níveis Jesus estava presente. Sua mensagem não era destruidora, mas sim, restauradora. Sua visão era levar o homem ao seu ponto de origem, colocando o mais próximo de Deus, afim do homem alcançar a paz interior, do qual o pecado havia corroído e o destruído. Sua missão foi a de transmitir o evangelho, boas novas, uma boa noticia, uma boa e nova informação, um bom conselho, uma boa palavra, cujo fim de que os homens pudessem ser aliviados de suas cargas pesadas.“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11.28-30
Quebre o seu preconceito e não se descrimine. 
Não tenha medo estaremos aqui para lhe ajudar. Fale conosco! Deixe o seu endereço,  seu e-mail e lhe responderei o mais rápido possível. 

Deus te abençoe e te guarde.
Um Abraço em Cristo

Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário