quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O QUE DEUS QUER DE MIM?

Miquéias 6.8 “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?”

Talvez você já tenha feito essa pergunta para si mesmo: o que Deus quer que eu faça em tal situação?
Com certeza você já sabe que a vontade de Deus está revelada na Bíblia, mas o profeta Miquéias, mais de 700 anos antes de Cristo, revelou de forma muito simples a vontade de Deus.
João Wesley ensinava que a vontade de Deus é muito simples, baseada na obediência por isso ao nos tornarmos membros da Igreja fazer os votos de 1) Não fazer o mal; 2) Zelosamente fazer o bem e 3) obedecer às ordenanças de Deus (Bíblia).

Como obedecer plenamente a Deus?
Você ama a Deus? Gostaria de fazer a vontade de Deus ou apenas quer que Deus faça sua vontade?
Vejamos os conselhos que Miquéias nos dá:

1- Pratique a justiça:
O povo de Israel era muito sabido sobre o que é justo o que é certo ou errado, mas saber apenas não adianta. É preciso praticar.
Praticar a justiça é exercitar na luta pelo bem do próximo, é cumprir o que diz Tiago 4.17: “Aquele, pois, que sabe fazer o bem, e o não faz, comete pecado”. Deus é amor, e o amor não se alegra com a injustiça (I Coríntios 13.6). Muitos têm pregado um Deus que é apenas amor, sem justiça, mas um amor injusto não é verdadeiro. 

2- Ame a misericórdia:
Além de praticar a justiça, precisamos também amar a misericórdia para não sermos exagerados em nossa justiça: “Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio: por que te destruirias a ti mesmo?” (Eclesiastes 7.16).
Muitas pessoas são excessivamente justas em cobrar as obrigações dos outros, mas erram e pedem misericórdia para seus erros, mas quanto ao erro dos outros exigem justiça. Como no caso do credor incompassivo que pediu perdão pela sua grande dívida, mas não perdoou uma pequena dívida (Lucas 7.41-50 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinqüenta.Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem.E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou.Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés.Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés.Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz”.).
Misericórdia é se colocar no lugar do outro de coração (córdia=cárdia=coração). Misericórdia é um amor que age em prol do outro.

3- Ande em humildade com Deus:
Além de praticar a justiça, amar a misericórdia, o profeta ensina a andar humildemente diante de Deus. Precisamos ser justos, misericordiosos e humildes. De nada adiantaria praticar a justiça para dizer que é melhor do que os outros, nem fazer misericórdia ajudando o próximo para se mostrar melhor do que ele.
O maior exemplo de humildade é Jesus Cristo que se humilhou deixando a sua Glória para estar conosco e sofreu a humilhação da cruz.
Humildade é aceitar a humilhação. Por isso o profeta diz humildade‘diante de teu Deus’. Somente diante de Deus conseguimos aceitar humilhações e crer que os “exaltados serão humilhados e os humilhados serão exaltados” (Lucas 14.11).
Ser humilde é aceitar menos do que queria ou merecia e não se aborrecer com isso. É lavar os pés das pessoas de coração.
Deus quer: JUSTIÇA, MISERICÓRDIA, HUMILDADE!
 
Sempre que pensa na vontade de Deus ou em agradar ao Senhor lembre-se destas três palavras do profeta e busque estar de acordo com o querer de Deus. Ele é o nosso modelo de justiça, de misericórdia e de humildade.

Em Cristo Jesus

Pr. Capelão Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário