sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

SUICÍDIO OU SUICIDAR-SE O QUE FAZER?

Suicídio não é a vontade de Deus para ninguém! Deus quer que todos escolham a vida (Dt. 30:19-20). É Dar a morte a si próprio: tirar a própria vida.

Suicídio é pecado?
Quando Deus deu os 10 mandamentos ao seu povo, em Êx. 20:3-17, incluiu a frase "Não matarás". Tirar a vida de qualquer pessoa, incluindo a própria vida, de forma intencional, é pecado e é um ato de rebeldia contra o Autor da Vida, Deus.

Está tendo pensamentos suicidas?
É normal sentir desejo de morrer? O que fazer?

Sentir desejo de morrer é comum mas não é normal. Se você sente desejo de morrer, é sinal que você precisa de ajuda. Deus pode lhe libertar da vontade de morrer. Ainda há esperança nessa vida.
Na verdade, você quer uma solução! A vontade de morrer nasce principalmente do desespero, em situações que parecem não ter saída nem solução. Parece que a tristeza e o sofrimento nunca vão passar. Em um momento depressivo e desesperador. Morrer parece ser a única saída! Mais não É...

A Bíblia diz que a morte não é a única saída. Deus tem uma solução melhor para você. Jesus veio para lhe dar vida! João 10·10 “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Sua vida é preciosa para Deus e Ele tem muitas coisas boas preparadas para você (Jr 29:11 “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança!).
Com Deus você pode ser honesto. Vários homens de Deus sentiram desejo de morrer, como Jó, Elias e Jeremias. Eles foram honestos e contaram seus problemas a Deus. Confiaram em Deus e Ele os ajudou. Deus não lhe vai abandonar! Mesmo quando você não sente, Ele está com você (Isaías 41:10 “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”).

Como se libertar do desejo de morrer?
Entenda o valor de sua vida
A Bíblia diz que a vida humana é sagrada e deve ser protegida. Você é uma pessoa única, com um valor impossível de calcular! Deus criou você cheio de potencial.
Você é muito amado. Jesus veio para lhe dar vida e esperança! O grande plano de Deus para você começa já, nessa vida.
Você não está sozinho. Jesus entende o que você está passando. Jesus também sofreu e quer lhe consolar. Se você aceitou Jesus como seu salvador, ele nunca lhe vai abandonar. Jesus está com você agora (Romanos 8:38-39 “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”).

Entenda de onde vem o desejo de morrer?
Querer morrer não é natural. Deus criou em nós o desejo de viver para sempre (Eclesiastes 3:11 “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim”). Jesus veio para derrotar a morte, através da ressurreição. A esperança do crente não está na morte mas na vida depois da morte. A morte é um inconveniente, mesmo para o crente.
Morrer é um ato de destruição. O destruidor é o diabo, que quer acabar com sua vida (João 10:10“O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; ... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.). O diabo também é enganador. A morte pode parecer a solução mas isso é uma mentira. Nada é impossível para Deus, Ele tem outra saída pra você!
Vá ao médico. Você pode estar com algum problema físico ou com depressão. Seu corpo e seus pensamentos estão ligados. Se você tratar de sua saúde, isso vai diminuir o desejo de morrer.

Peça ajuda
Ore a Deus, pedindo por esperança e vontade de viver. Confie nele e Ele vai restaurar sua alegria de viver (Salmos 51:12 “Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”).
Não se isole. Pode não parecer, mas há pessoas prontas para serem suas amigas e lhe ajudar. Procure uma igreja, se envolva nas atividades e encontre um pastor ou um líder com quem você pode conversar. Deus não criou você para estar sozinho (Gênesis 2:18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só...”).
Se você está passando por uma depressão, procure ajuda profissional. Há muitos bons psicólogos e centros de ajuda que lhe podem ajudar.

Mude seus pensamentos
Você pode mudar seus pensamentos! Rejeite o desejo de morrer (Romanos 12:2 “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”). Sempre que vem o desejo de morrer, declare com sua boca que você rejeita esse pensamento e rejeite também toda a influência do diabo. Continue a declarar no nome de Jesus até que seja completamente liberto. Declare e creia também nessas verdades:
Eu quero viver – você não vai desistir; você vai vencer
A dificuldade vai passar – tudo passa, mesmo essa dificuldade terrível; a alegria vai voltar
Há uma esperança – você pode não ver a solução nesse momento mas Deus vai agir em sua vida

O que acontece quando um crente se suicida?
Infelizmente, às vezes acontece de um cristão se suicidar. Quem já experimentou isso em sua família ou grupo de amigos sabe que é uma situação extremamente dolorosa.
Apenas Deus, que é onisciente, sabe com certeza absoluta quem é verdadeiramente salvo ou não, por isso não cabe ao homem julgar o futuro eterno de alguém. Nós não temos como saber a profundidade do sofrimento e desespero de alguém que faz algo assim.
Isto não quer disser que estamos fazendo apologia à morte ou aceitando! Nada disso é justificado, mais existe infelizmente muitas pessoas que ao longo do tempo foram e ficaram fragilizadas e diante de lutas estremas não tiveram a mesma resistência, fé e força que eu e você tivemos. Cada um dará conta de si mesmo. Não podemos aproveita a oportunidade para sermos insensíveis com a dor e a perda da Família enlutada.

Suicídio nunca é a solução
Precisamos sempre lembrar que Deus não tolera pecado, o suicídio é pecado e ninguém deve arriscar sua eternidade tomando uma decisão dessas. Além disso, Deus quer que todos escolham a vida e não a morte (Deuteronômio  30:19-20 “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar”).
Mais importante do que qualquer debate teológico sobre o suicídio, é lembrar que Deus nos ama, apesar de todo o desespero que possamos sentir.

O que acontece quando um descrente se suicida?
Como qualquer outra pessoa sendo “crente ou descrente” que morre em seus pecados, sem ter recebido o perdão de Jesus, quando se suicida ele vai passar uma eternidade separado do amor de Deus, e em profundo sofrimento.
É, por isso, responsabilidade de todo cristão procurar levar a esperança de Jesus a todos aqueles que estão sofrendo, antes que seja tarde demais! (Atos 2·40 “E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa”). Morrendo sem paz, sem Deus e sem salvação!

Que a Grande Misericórdia e o Infinito amor de Deus esteja nos nosso corações.
Um grande Abraço em Cristo!
 
Pr. Capelão
Edmundo Mendes Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário